Doutores da Alegria

Eu nunca fui internada. E não sei vocês, só que eu não gostaria nem um pouquinho de ter 24 horas por dia uma agulha espetando a minha pele, despejando um líquido frio nas minhas veias e eu sem poder fazer minhas estripulias. 
Imaginem crianças que recorrentemente são submetidas a internações por conta de doenças crônicas. Precisam pausar suas vidas escolares, suas brincadeiras no play do prédio e mais uma vez se dirigirem ao hospital: frio, solitário e branco. Além de tudo, o medo e a incerteza da cura.
Pensando nisso, em 1994 foi criada uma organização sem fins lucrativos chamada "Doutores da Alegria".


A figura utilizada por eles é a do palhaço, extremamente lúdica e acessível para as crianças que não tem medo e no caso não sou eu porque tenho pavor de palhaços. 

Um pouquinho de alegria já muda completamente o ambiente antes austero do hospital. São utilizados palhaços profissionais, sendo alguns voluntários e outros contratados. A propósito, a instituição sobrevive de doações tanto para o pagamento de funcionários quanto para a formação de novos palhaços, que atuam diretamente com as crianças depois de um curso de 3 anos de duração.


Imagem retirada do site dos Doutores da Alegria
No site dos Doutores da Alegria, há essa explicação sobre a missão e a visão deles sobre o projeto:

"A missão dos Doutores da Alegria é promover a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da atuação profissional de palhaços junto a crianças hospitalizadas, seus pais e profissionais de saúde. Compartilhar a qualidade desse encontro com a sociedade com produção de conhecimento, formação e criações artísticas.

A visão dos Doutores da Alegria é tornar-se um centro cultural referência na arte do palhaço e nas artes cômicas em geral oferecendo acervo, publicações, cursos e produções artísticas que estimulem a reflexão e o diálogo crítico com diversos setores da sociedade."


Como você já deve estar imaginando, para se tornar um Doutor da Alegria você precisa ser um profissional, com curso para palhaço. E apesar de ser gratuito para os hospitais, os profissionais são assalariados e, desta forma, reforço a importância das doações para a sobrevivência da organização. 

Não é apenas com os Doutores da Alegria que você pode fazer a diferença no mundo, mas conhecer a maior organização com esse intuito em hospitais é muito legal. 





Nenhum comentário: